Páginas


quinta-feira, 14 de junho de 2012

"COLOR BLOCKING" E CROMOTERAPIA....


Cores vibrantes potencializam efeitos nas emoções das pessoas
"Está em alta usar roupas, maquiagem, acessórios e móveis com cores vivas e energizantes. E essa tendência já tem nome: "Color Blocking". Se você quer ficar por dentro da moda, mas não abre mão de saber o significado dessas cores, saiba que esses tons vibrantes potencializam os efeitos da Cromoterapia nas emoções e comportamentos das pessoas.
Para quem não sabe, a Cromoterapia é uma terapia que trabalha a harmonia, e o equilíbrio do físico, mental e emocional, através da energia das cores. Elas atuam sob nosso corpo através dos campos de energia (chackras) que circundam nossos órgãos, fortalecendo as energias positivas. O método natural é baseado nas sete cores do espectro solar. São elas: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo e violeta (nessa ordem). Cada uma possui uma vibração específica. A cor rosa é a única que não faz parte do espectro, mas também tem seu papel na Cromoterapia, veja a seguir.

O SIGNIFICADO DAS CORES

Na Cromoterapia a energia da cor ajuda trabalhando nas questões emocionais, e, consequentemente físicas. Confira abaixo o significado de algumas:
  • Vermelho: é uma cor quente, mais forte e intensa, que simboliza movimento. Ela impulsiona, dilata, estimula e expande. Essa cor tem o poder da atração e sedução sobre as pessoas, porque desperta a sexualidade e o erotismo. O vermelho em geral revela pessoas extrovertidas e que expressam seus sentimentos sem muito comedimento. O vermelho é representado pelo chackra básico, localizado no baixo ventre, e indicado para os dias de indisposição e de desmotivação. Trabalha questões emocionais como a depressão, trazendo mais vitalidade e vigor.
  • Laranja: dentre as cores quentes, é a mais usada na Cromoterapia. Representa coragem, decisão e simboliza as pessoas aventureiras, com capacidade de elevar a autoestima. É representado pelo chackra localizado sobre o baço. Trabalha a ousadia, para as tomadas de decisões, e a força extra, para enfrentar os desafios do dia-a-dia.
  • Amarelo: é a cor que distribui e propaga. Representa vivacidade, além de estimular e trabalhar a mente, a criatividade, a inteligência e a concentração. Símbolo de dinamismo e habilidade de expressão. É representado pelo chackra Plexo Solar, localizado no centro do abdômen.
  • Verde: está entre as cores quentes e frias, simboliza prosperidade e equilíbrio. O verde também combate o estresse e é indicado para quem sofre de insônia, pois acalma a raiva e tensões do dia. É uma cor neutra e revela uma pessoa com grande senso analítico e equilibrada. É representada pelo chackra cardíaco, localizado sobre o coração.
  • Azul: é a primeira das cores frias. Simboliza calma, serenidade e tranquilidade. A cor representa pessoas prestativas, intuitivas, sensíveis, centradas e harmoniosas. Suaviza as tensões diárias, ajudando a manter o controle das situações. O azul é representado pelo chackra laríngeo, localizado na região da garganta, gerenciando a expressão verbal.
  • Índigo: é a cor da intuição, da compreensão, da noção da amplitude das situações. É representada pelo chackra frontal, localizado na região frontal da face, o ?terceiro olho?.
  • Violeta: é a última cor fria, cor que transmuta, que nos conecta com a nossa própria alma, com as esferas superiores. É o nutriente vibracional do sistema nervoso central, aumenta a concentração e a elevação espiritual. É sinal de paz e nobreza e é representado pelo chackra coronário, localizado sobre a cabeça.
  • Rosa: é uma nuance do vermelho, uma cor feminina, que sugere a afetividade. Em geral, é usada por pessoas mais emotivas e carinhosas. O rosa tem o poder de energizar e harmonizar os órgãos reprodutores femininos, estimulando os ovários e as mamas. Além disso, é representado pela glândula timo.

COMBINANDO AS CORES

A proposta do color blocking é misturar no look dois ou três tons vibrantes e contrastantes. O importante é colocar a roupa e se sentir à vontade, sem ter medo de ousar. Duas cores que valem sem misturadas, de acordo com a Cromoterapia são laranja e rosa escuro. Enquanto a primeira trabalha a audácia e a coragem de inovar, mudar e tomar iniciativas, o rosa escuro remete ao afeto, amor e harmonia. É a combinação ideal para novas conquistas afetivas ou para dar mais contorno e estabilidade ao seu relacionamento. E ainda garante mais força e confiança para agir nas questões amorosas.
Uma outra dica é misturar verde e azul. A primeira cor sugere equilíbrio e é antiestresse. O azul, por sua vez, traz tranquilidade, serenidade e paz. A combinação é perfeita para se harmonizar, entrar em contato com seu Eu interior e se tornar uma pessoa mais "zen" e menos reagente aos intensos estímulos externos que estão sempre presentes nas nossas vidas. Também ajuda a trabalhar estados de ansiedade e angústia.
Duas cores que utilizadas em conjunto não se unem positivamente são o amarelo e o azul. Tudo isso porque o amarelo é usado para estimular a mente e deixar as pessoas mais alertas e antenadas, ativando o poder criativo. Por outro lado, o azul remete à tranquilidade e calma, sendo excelente para ajudar a relaxar e ter uma noite de sono saudável. Enquanto o amarelo estimula, o azul acalma, abrindo espaço para um possível desequilíbrio.
Quando pensamos em cores vibrantes, o importante é saber combinar para que o resultado esteja de acordo com sua necessidade do momento. Agora que você já conferiu as dicas da Cromoterapia, entre na moda do "Color Blocking" sabendo escolher o look certo para você."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...