Páginas


sábado, 11 de fevereiro de 2012

O que vem a ser terapias holísticas?


"Hoje gostaria de falar um pouquinho sobre Terapias Holísticas.

Muito se ouve falar atualmente sobre terapias complementares ou holísticas, porém, muitas pessoas ainda se perguntam, afinal, o que vem a ser essas terapias?

Trata-se de terapias milenares que tiveram sua origem, a grande maioria, no Oriente. Dentre as mais conhecidas podemos citar técnicas corporais como Drenagem Linfática Manual, Shiatsu, Anma, Ayurvedica, Reflexologia, e também técnicas energéticas como o Reiki, a Calatonia, Cromoterapia, Aurículoterapia, Aromaterapia, entre outras.

São técnicas que atuam não somente no nosso corpo físico, mas principalmente no campo energético, com a finalidade de tratar o ser humano como um todo: corpo, mente, emocional e espiritual.

Já há alguns anos a Medicina convencional vem pesquisando com grande interesse algumas dessas técnicas. Existem estudos em hospitais renomados, desenvolvidos por grupos médicos das mais diversas especialidades, que buscam aprofundar o conhecimento na área holística, com o objetivo de experimentá-la e comprovar sua eficácia. 

Os resultados tem sido surpreendentes, especialmente nos distúrbios de ordem psicossomática, partindo do princípio de que a maior parte dos problemas de saúde têm início no nosso emocional. Alguns médicos, inclusive, aderiram ao uso dessas técnicas, como é o caso da Acupuntura, por exemplo. Outros recomendam aos seus pacientes a busca dessas técnicas, como um complemento ao tratamento alopata, seja para fins de relaxamento físico e mental ou pela melhoria geral do quadro clínico observada em diversas experiências.

Muitas técnicas e combinações foram desenvolvidas e combinadas ao longo do tempo, adaptadas às necessidades do Ocidente, gerando novos nomes, porém todas elas com o mesmo objetivo: aliviar o estresse, a dor, propiciar relaxamento e bem estar. Além disso, as técnicas holísticas ou complementares ajudam a minimizar eventuais efeitos colaterais causados pelo uso de fortes medicamentos, muitas vezes necessários em determinados históricos, e, ao contrário, tendem a dinamizar seus efeitos benéficos, agilizando a resposta ao tratamento convencional e, como consequência, auxiliando no resgate da saúde integral das pessoas.

Portanto, as terapias holísticas atuam não somente de forma preventiva, evitando que os distúrbios se instalem, mas também de modo auxiliar (e por isso são tratadas como "complementares"), quando os desequilíbrios físicos já existem, sem interferir ou prejudicar quaisquer outros tipos de tratamento, seja alopático, homeopático ou fitoterápico (lembrando que este último também é considerado uma terapia complementar). 
Diria que as Terapias Holísticas são grandes aliadas da Medicina Convencional e estão se tornando cada vez mais reconhecidas e valorizas pelos resultados significativos que apresentam. Elas atuam especialmente sobre o estado emocional do indivíduo, agindo inicialmente no inconsciente, para que a pessoa possa trazer à consciência suas dificuldades e aprenda a lidar melhor com elas, de modo a contribuir diretamente com a reversão do quadro clínico apresentado. 

Vale ressaltar que é fundamental que a pessoa esteja aberta a esse tipo de tratamento, acredite nos resultados e esteja, de fato, disposta a colaborar proativamente na evolução do mesmo."

Autor:Elisabeth de Mello Immediato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...